segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Cresce número de animais abandonados em Feira


Os cães de rua se tornaram um verdadeiro problema no Centro da cidade. Latidos sem fim, mordidas inesperadas, sacos de lixos rasgados e espalhados, urinas e fezes nas ruas e calçadas são os diversos problemas que moradores de diferentes bairros de Feira de Santana são obrigados a conviver com esse problema que parece não ter solução.

O aumento do número de cachorros soltos pelas ruas tem se tornado cenário comum na cidade. Sem terem para onde ir, em grupos ou sozinhos, os cães se aglomeram em construções, terrenos baldios e estacionamentos. As reclamações são muitas.

“Não sabemos precisar quantos animais abandonados existem hoje em Feira de Santana”, conta Joselice Ferreira Silva, veterinária do Centro de Controle Zoonoses. Ela informou que ano passado foram recolhidos 279 animais, entre cães e gatos. “Animais de rua trazem vários riscos à saúde pública. Esses animais podem transmitir raiva, leishmaniose, virose, doenças de pele entre outros problemas. Por isso, os animais que são encaminhados ao Centro de Zoonoses passam por uma quarentena (10 dias), onde são feitos vários exames. O animal só é sacrificado, quando temos diagnóstico positivo, comprovado laboratorialmente com leishmaniose. O período de 10 dias também é o tempo necessário para que o ciclo do vírus rábico venha manifestar clinicamente no animal”.

A veterinária disse que os animais (cães e gatos), que são resgatados e trazidos para o Centro de Zoonoses, são analisados. Todos os animais que ficam no centro a espera de adoção são castrados. “Este acompanhamento é determinante. Em 2010, realizamos uma Campanha de Castração em parceria com a UEFS. Acredito que campanhas como esta acaba solucionando o abandono de animais. Não havendo excesso de nascimentos, os poucos abandonados serão adotados na própria comunidade, ficando com o Centro de Zoonoses e protetores autônomos os casos mais graves”, conta.

Ela ressaltou ainda que as pessoas precisam entender e ter uma educação de que os animais fazem parte da família. “Vejo acontecer muito, pessoas que pegam o animal para criar, então quando esses animais adoecem, estas pessoas acabam se desfazendo. Neste momento é que devem entender e dar apoio a esses animais”.

As ONGs, a exemplo da Associação Protetora dos Animais – APA também resgata os animais de rua. Apesar de que na maioria das vezes não possui condições de receber todos os animais encontrados.

De acordo com Lorena Souza Ribeiro, associada voluntária da APA, no último dia 26 de junho foram totalizados 143 animais, sendo 116 cães e 27 gatos. “Infelizmente a Associação não consegue recolher todos os animais abandonados em Feira, pois o abrigo é pequeno e também é alugado. Por esse motivo e também por não ter recursos, não tem como construir mais canis e gatis para atender um número maior de cães e gatos. Nosso papel atual é cuidar dos animais que já estão abrigados. Já temos um terreno, mas ainda não tivemos condições de começar a construção. Em breve, vamos precisar fazer uma campanha muito forte para isso”.

Lorena informou que o gasto com ração é de 45kg por dia, em média. “Fazemos também campanhas de adoção e de posse responsável. Na medida do possível, atendemos denúncias de maus-tratos, mas a falta de voluntários para essa atividade também dificulta muito. Pretendemos levar a APA até as escolas, fazendo palestras e distribuindo materiais que mostram a importância de um animal na formação da criança. Estamos com duas campanhas no mês de junho: Campanha Junina de Arrecadação de Ração e a Vakinha da APA. As pessoas estão sendo bem receptivas, mas ainda precisamos divulgar muito para alcançar o resultado desejado”.

Dayane Leal - dayane@folhadoestado.net

* Esta matéria foi publicada no site e no jornal impresso Folha do Estado no dia 15 de agosto.

3 comentários:

  1. Gente, recentemente adotei um cachorrinho aí. Vi muito bem o local e o cuidado de vcs com os animais, mas falta muita coisa, muita ajuda. Quero ajudar mas não sei como. Já falei sobre a APA na minha faculdade, já coloquei no meu facebook e twitter, mas só isso não dá, vcs precisam de mais colaboração.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou MARI SOCORRO EU NAO TENHO MUITO MAIS QUERO AJUDAR Tambem quero pedi pelo amor de DEus que alguem fosse ver um caso de um animal que estar sofrendo muito com uma grande ferida que está c mal cheiro , é em Santo Antonio dos prazer em ele fica por ali no ponto do onibus em frete ao condominio solar da pricesa pofavor porfafavor socorre -o ele vai morrer isso é um pedido de socorro ele está sofrendo muitooo

    ResponderExcluir
  3. Ai meu DEUS obrigado ... pois eu não sabia como comunicar , pois tambem não sei quem é o dono mesmo se sobesse eu tenho medo de represaria so sei q o anomal fica de frente por ali caminhando com dificuldade eu moro no condominio eu estou lá nos fim de semana as veses ate na segunda f. eu posso ate judar a encontrar fala com os guardaq me procura no bloco 20 ap oo1

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...