quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Apresentando cão e gato sem brigas

Como você imagina um cão e um gato vivendo juntos? Muitas pessoas logo pensam nos desenhos animados, que mostram cachorros e gatos como inimigos mortais, e o cão fica constantemente planejando sobre como vai pegar o gato... Outras pessoas já lembram do ditado “brigando como cão e gato’’...

No entanto, na realidade, cães e gatos podem, sim, conviver, e, às vezes até como bons amigos! Mas isso tem grandes chances de acontecer desde que seja feito um bom trabalho de sociabilização dos animais. Pois isso, antes de manter os dois juntos, devemos ir, gradualmente, introduzindo a presença de um ao outro. E de forma segura e adequada!

Quando os dois animais ainda não se conhecem, o melhor é mantê-los separados até que se acostumem com os cheiros um do outro. Passe um pano no cão e leve até o bichano e vice e versa. Depois dessa apresentação do odores, eles já podem se conhecer pessoalmente.

Preze pela segurança de ambos: coloque o gato em uma caixa de transporte, e deixe o cachorro na guia. Enquanto estiverem juntos, no mesmo ambiente, dê bastante petiscos e carinho para os dois animais.

Com isso o felino e o cão farão uma associação positiva de estar na presença um do outro. Com o tempo o cachorro irá transferir seu principal foco de interesse para o petisco. Já o gato se mostrará tranquilo na caixa de transporte vendo que o cão não o incomoda.

Quando o gato estiver brincando durante treino é porque está ficando relaxado na presença do cachorro, e a portinha da caixa de transporte já pode ser aberta. Se estiver sem medo, o bichano sairá sozinho. Não o force a sair! No início, continue mantendo o cachorro na guia. E fique de olho! É importante perceber se ambos estão gostando da aproximação, e não se esqueça de recompensar os animais sempre. Caso o cachorro ameace perseguir o gato, ficar encarando ou correr atrás do felino, repreenda o cão! Ele deve tomar uma bronca desagradável, como uma borrifada com spray de água. Fique atento também para não assustar o gato. Os bichanos são muito sensíveis e se traumatizam com facilidade.

O grande segredo para o sucesso desta apresentação é paciência para fazer esse treino corretamente, sem pressa, pois o processo deve ser gradual, respeitando o tempo de cada animal. A apresentação pode ser rápida ou levar um certo tempo, como semanas ou até meses. O importante é fazer com segurança!

Texto: Karina Pongrácz (Adestradora e Consultora de Comportamento da Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido

Fonte: Blog do Dr. Pet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...