quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Vantagens em Adotar Animais Adultos

ALICINHA
Muitas pessoas quando pensam em adotar um cachorro logo se imaginam com um bebê dentro de casa.

O que a maioria dos adotantes não lembra é que esse bebê agirá como um. Passará pelas fases de troca de dentes, roerá os móveis da casa, morderá os braços dos familiares, usará o tapete persa preferido como banheiro, latirá de madrugada para chamar sua atenção, entre outras mil coisas que só um filhote pode fazer por você. Essa fase costuma ser um desespero entre as famílias e, se não for rapidamente assistida por um profissional, danos comportamentais graves podem surgir nesse período.
TONICA

Existe uma modalidade de adoção pouco divulgada entre as pessoas: a adoção de cães adultos.

CHICO
Na adoção de um animal adulto, ao contrário do filhote, o trabalho é sempre muito menor, pois ele passará apenas por um período de adaptação à nova casa. Este período é quase sempre muito curto, pois o animal adulto que vem de um abrigo ou das ruas tem muita gratidão pelas pessoas que o recebem em seus lares e demonstrará essa gratidão claramente tornando-se, em muito pouco tempo, um companheiro fidelíssimo, obediente e muito carinhoso. Os animais adotados já adultos fazem de tudo para agradar, por isso fica mais fácil educá-los.

Ao contrário do que muitos acreditam, o cão adulto, quando adotado, aceita muito facilmente a mudança em sua vida (que sempre será para melhor) e torna-se um animal muito alegre que, certamente, será seu maior amigo.

MARINE
Cães mais velhos já passaram por experiências em suas vidas que tiveram que aprender a lidar com situações de dominância e submissão. Por essa razão, quando vamos a um abrigo e vemos um cão mais submisso ou mais dominante sabemos que aquele padrão é o que provavelmente irá se repetir dentro de casa. Dessa forma o adotante pode escolher mais facilmente o animal que se encaixará na sua família.

MADONNA
A chegada em casa é muito mais tranquila. Normalmente são animais que foram abandonados ou viveram boa parte de suas vidas sozinhos, ou seja, quando chegam na casa nova, tudo o que a nova família tem que fazer é dar uma caminha confortável na área destinada ao novo membro da casa. Se o animal ficar fora de casa, é só colocar a caminha na casinha. Provavelmente ele não chorará pela ausência da família.
Usar o banheiro. Cães adultos em situações e lugares novos, quando ensinados de forma correta, aprendem a “usar o banheiro” muito mais consistente e corretamente do que os bebês. Obviamente ainda erram, mas são mais rápidos na aquisição do novo comportamento.

BETO
Cães mais velhos têm menos energia pra gastar! Eles adoram brincar, aprendem truques novos com muita facilidade, mas normalmente eles esperarão a família humana tomar a iniciativa. Ou seja, os animais ficam mais tranquilos durante o dia e exigem menos da família humana.

Infelizmente muitos cães que estão nos abrigos sofreram abusos durante a vida. Mas mesmo assim, tudo o que esses animais precisam é de um pouco de amor, respeito e carinho para se tornarem animais felizes novamente.

Os animais adultos são surpreendentes:
- Mais tranqüilos, não latem muito e não choram à noite;

- São mais obedientes por já terem uma capacidade de assimilação maior;
- São mais independentes, caso tenham que ficar sozinhos por algumas horas;
- Dificilmente destroem sapatos, móveis ou coisas dentro de casa;
- Aprendem a fazer as necessidades no local adequado com maior facilidade e velocidade;
- É mais fácil saber, antes de adotar, se ele é quieto, brincalhão, se gosta de correr ou se é mais reservado;
- Você não terá dúvida alguma sobre o tamanho dele;
- Se adaptam rapidamente ao ambiente e às pessoas da casa, incluindo as crianças;
- São mais atentos a chegadas de pessoas; no caso de cães, defendem mais a casa;
- Serão amigos fiéis e eternamente gratos a você

Quebre paradigmas, refaça seus conceitos. cães velhos também sentem amor, também oferecem carinho e ainda serão gratos por receberem, mesmo que no final de suas vidas, um pouco de dignidade e amor de um ser humano.

Fotos: APA (Animais adotados)

Fonte:
http://www.amigocao.com
http://petmag.uol.com.br
http://www.beanimal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...