domingo, 15 de abril de 2012

Como lidar com agressividade por medo?

A agressividade motivada por medo é um dos tipos de agressividade mais difícil de lidar, pois um cão com medo pode causar sérios danos quando se encontra em uma situação que considera ameaçadora e não pode fugir dela.

Primeiramente, para que isso não aconteça, é importante sociabilizar o filhote durante a fase de sociabilização, que vai até o terceiro mês de vida, expondo o animal a diversos estímulos de forma positiva, sem que ele se assuste ou demonstre medo. Isso é importante para que seu cachorro cresça confiante e acostumado com os mais variados objetos, pessoas, sons, locais e situações.

No entanto, se seu pet já demonstra sinais de agressividade por medo, aqui vão algumas orientações para ajudar a lidar com esse problema:

• Descubra exatamente quais estímulos causam medo e agressividade no cão: podem ser objetos diferentes como vassouras ou guarda-chuvas, locais específicos como a sala do veterinário, gestos e atitudes como abaixar ou tentar fazer carinho, ou mesmo barulhos como o som do aspiradores de pó.

• Evite expor o cão aos estímulos que causam medo. Não force o cão a enfrentar situações ameaçadoras para ele. Quando o cão percebe que não poderá fugir ou se esconder, pode demonstrar mais agressividade ainda.

• Quando for expor o cão aos estímulos, use sempre guia e coleira, para melhor controle e segurança.

• Faça um treino de obediência básica com seu pet, ensinando os comandos mais simples, como o senta, deita, dá a pata e fica. Ensinar comandos ajuda a controlar melhor as respostas do animal em situações que causam medo.

• Depois que os estímulos amedrontadores estiverem definidos, trabalhe associando-os com situações positivas, como petiscos e brinquedos. Para isso, é necessário ficar a uma distância segura do estímulo e recompensar o cachorro quando ele não demonstrar nenhum medo ou susto. Assim que o cão demonstrar que está relaxado e calmo, a distância entre ele e o estímulo pode ser diminuída, até que estejam bem próximos. Mas é necessário trabalhar com calma e observando bem as reações do animal, para não aproximar rápido demais e causar mais traumas.

• Se o cão demonstrar agressividade, com latidos ou rosnados, interrompa rapidamente esse comportamento, com um spray de água ou somente um NÃO. Evite punições severas, pois o cachorro pode ficar mais ansioso e estressado, e associar o estímulo causador de medo com uma situação desagradável e estressante. Isso pode gerar mais medo e mais agressividade.

• Se a agressividade for muito severa, ou já tiver causado danos sérios a alguém ou ao próprio cão, não se arrisque e consulte um especialista em comportamento animal. Lembre-se: segurança sempre em primeiro lugar!

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...