terça-feira, 7 de junho de 2011

Vermifugação do gato protege contra a ação dos parasitas


Os gatos são considerados independentes, o que os expõe a situações em que são ameaçados por parasitas, com consequente risco de transmissão.

A verminose é uma patologia comum em gatos, sendo os nematoides (vermes redondos) Ancylostoma SP e Toxacara cati considerados os de maior incidência, ocasionados quando o animal ingere larvas ou ovos presentes no ambiente.

Entre os chamados cestodeos (vermes chatos) o mais comum é o Dipylidium caninum, que ocorre quando há a ingestão acidental das pulgas que são hospedeiros intermediários desse verme.

De acordo com Heloísa Justen, Professora- Doutora de Patologia e Clínica Cirúrgica I da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, que é especialista em gatos, os vermes intestinais são parasitas que, quando adultos, instalam-se no aparelho digestivo e trazem riscos para a saúde do animal e de todos os que convivem com ele.

“Os animais podem apresentar sintomas como pelo seco e sem brilho, com queda excessiva, diarreia, fezes com sangue, apatia, perda de peso e apetite, anemia e vômitos, sinais que podem evoluir e levar à morte.  A Dipilidiose ocorre quando uma pulga contendo o verme Dipylidium Caninum é ingerida acidentalmente”, afirma a Dra. Heloísa.

O estado de saúde do gato será determinante para o grau de severidade da atuação das verminoses em seu organismo, sendo que alguns fatores como a idade – jovens e idosos são mais suscetíveis, alimentação adequada e outras doenças pré-existentes, podem agravar o quadro.

Para evitar a verminose nos gatos, é muito importante que o animal receba frequentemente um vermífugo de amplo espectro como o Profender® SpotOn®, o vermífugo tópico da Saúde Animal da Bayer HealthCare, que oferece a praticidade em sua aplicação, pois em um tratamento único elimina os nematoides e cestoides nas formas adultas e larvais, não sendo necessário repetir a dose após 15 ou 30 dias.

Profender® SpotOn® pode ser utilizado por gatas prenhes, em lactação e filhotes a partir de oito semanas de idade, com peso acima de 0,5 kg, sendo a sua aplicação realizada na região da nuca do felino, que pode receber a vermifugação logo após o banho, com os pelos secos.

A vermifugação deve ser um ato incorporado à rotina de cuidados com o animal  e caso a doença seja confirmada, o tratamento precisa ser imediato, sendo o diagnóstico realizado por meio de exames parasitológicos nas fezes do gato.

“É importante ressaltar que, em um ambiente com a presença de mais de um felino, todos devem ser vermifugados ao mesmo tempo, não somente o animal doente, pois o local se torna contaminado e pode servir como fonte de infecção para o gato sadio”, explica a Dra. Heloísa Justen.

Elimine as verminoses

Com alguns cuidados higiênicos é possível evitar as verminoses, apesar do controle efetivo se dar com a vermifugação preventiva, sempre orientada por um médico veterinário. 
Confira algumas dicas que podem auxiliar a manter os vermes longe de seu animal.
- Gatos têm instinto caçador e podem adquirir alguns tipos de vermes. Por isso, mesmo gatos que vivem no interior de casas ou apartamentos precisam fazer, com regularidade, exames para detectar a presença de parasitas;
- Mantenha o animal sempre higienizado, escovando os pelos sempre que necessário;
- O ambiente em que o gato circula deve estar sempre higienizado, assim como a sua caixa de areia, que deve ser trocada diariamente, usando luvas, e periodicamente ser lavada com água e sabão;
- Previna o seu gato contra pulgas, pois elas também são transmissoras de vermes;
- Leve seu gato ao médico veterinário com regularidade, pois este profissional poderá orientar sobre os exames e tratamentos necessários para o animal.

Fonte: Animalivre
06/06/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...