segunda-feira, 20 de junho de 2011

Festas Juninas: como lidar com o medo de fogos?

Estamos na época das Festas Juninas e, como toda festa típica de São João, sempre há o uso de estalinhos (ou biribinhas), rojões e fogos de artifício.


Mas, apesar de fazer parte da festa, para os cães este momento pode representar stress e medo extremo. O barulho alto representa um sinal de perigo para eles que, normalmente, ficam agitados, ansiosos, tremem, perdem o apetite e em alguns casos, chegam a babar.

O que podemos fazer para minimizar esse sofrimento?


Procure deixar o seu cão em um local seguro e onde o som fique bem abafado (vedando vidros de janelas – as anti-ruído são perfeitas!).


Tente não agachar e abraçar o seu cão quando ouvir os barulhos, pois eles interpretam essa atitude como medo e sofrimento. O seu papel é ser fonte de segurança, portanto, ao ouvir um rojão ou fogos, comemore e demonstre tranquilidade ao cão.


Muitos cães procuram abrigar-se em locais onde se sentem mais protegidos. Procure deixar um cômodo de sua casa para ser o abrigo preferido do seu cão, evitando que ele tenha acesso à janelas e portas, além de móveis ou outros objetos que possam machucá-lo (isto porque um cão amedrontado tem a tendência a querer fugir).


Sempre que for brincar ou alimentar seu cão, procure fazê-lo neste cômodo, para que ele faça associações positivas com o local e sinta-se mais seguro quando estiver sozinho. Deixe o rádio ou a TV ligados, de preferência com um som tranquilo, em volume mais alto.


Grave os sons de fogos e tempestades e depois reproduza com um volume bem baixo. Enquanto isso observe a reação de seu cão e tente distraí-lo com brincadeiras e petiscos. Aos poucos, vá aumentando o volume do som, respeitando sempre o limite do seu amigo peludo. Já existe no mercado CDs específicos para este treinamento – que pode ser encontrado em pet shops – mas, de qualquer maneira, procure a orientação de um especialista em comportamento animal, pois o treino de dessensibilização auxilia bastante na melhora deste quadro.


Além disso, consulte um veterinário, para avaliar o nível da fobia, pois em certos casos é aconselhado um tratamento com medicamentos.


Respeite sempre os limites do medo de seu cão e faça um treino constante, para garantir uma melhora significativa.

15/06/2011
.

2 comentários:

  1. Não entendo porque as pessoas soltam tantos fogos, mesmo antes do dia da festa. O estouro doe até mesmo os nossos ouvidos e não só o dos cães. Isso é coisa do passado que já deveria ter sido abandonado. Uma prática que não condiz com o tempo atual, onde sabemos do direito do outro e devemos respeitá-lo.

    ResponderExcluir
  2. Acho q para as crianças, os fogos ainda fazem a festa no SJ... Porém, sempre tem os sem noção que viram a noite soltando bombas, desrespeitando a todos.
    Como sempre, o bom senso ajudaria bastante!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...