sábado, 14 de maio de 2011

Coletânea de notícias sobre a chacina de animais no Morro de São Bento, Ribeirão Preto

Abaixo seguem várias notícias retiradas do site EP Ribeirão sobre o extermínio de animais ocorrido em Ribeirão Preto nessa última semana. A informação que tenho é que esses gatos eram cuidados por protetores de animais, estavam sendo castrados e recebiam a atenção de pessoas simpatizantes da causa animal. Espero que o culpado seja punido e que as leis de proteção animal sejam cumpridas.

Zoonoses recolhe 26 gatos mortos no Morro de São Bento
09/05/2011 - 11:42

Vinte e seis gatos foram encontrados mortos no Morro de São Bento, no Jardim Mosteiro, em Ribeirão Preto. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) recebeu a denúncia na manhã desta segunda-feira (9) e recolheu os animais para apurar as causas da ocorrência.

Para o delegado responsável pela Delegacia de Proteção aos Animais em Ribeirão Preto, Norberto Bocamino, não restam dúvidas de que houve ato criminoso. O departamento aguarda, nos próximos dias, o resultado do exame toxicológico nos gatos, além dos que serão feitos pelo Instituto Adolpho Lutz com os restos de ração encontrados no local. “Por não ter sido morte natural, de qualquer forma esses animais foram exterminados”, afirmou.

Ele não descarta a hipótese de que outros gatos – a região é conhecida pela superpopulação de felinos – sejam encontrados mortos nos próximos dias. O próximo passo, segundo o delegado, é levantar informações sobre o culpado, que pode ser preso por crime previsto no artigo 32 da Lei Ambiental, que trata da punição de abusos contra animais domésticos e silvestres.

Segundo o encarregado de serviços do CCZ, Luís Carlos Martins de Oliveira, a suspeita de que os animais foram envenenados só poderá ser confirmada após resultado do exame toxicológico. “A gente não sabe. Como foi morte em massa, acreditamos que, possivelmente, tenham sido envenenados”, afirmou. Ele acrescenta que também serão feitos testes biológicos com cinco gatos no Instituto Pasteur, em São Paulo, para constatar a possibilidade, ainda que remota, de contaminação de raiva.

 

Chega a 34 o número de gatos mortos no Morro de São Bento

10/05/2011 - 12:06


Equipes do Centro de Controle de Zoonoses de Ribeirão Preto encontraram mais oito gatos e uma cachorra mortos no Morro de São Bento, no Jardim Mosteiro, nesta terça-feira (10). Com isso, chega a 34 o número parcial de felinos exterminados com suspeita de envenenamento durante a noite de domingo (8).

De acordo com a chefe do CCZ, Eliana Collucci, as buscas no Morro de São Bento serão retomadas nesta quarta-feira (11). A advogada Walesca Maria, “cuidadora” dos gatos do Morrro de São Bento, acredita que outros 12 animais ainda estão desaparecidos. Ela havia antecipado ao EP Ribeirão que, além dos 26 recolhidos pelo CCZ na segunda-feira (9), havia outros 20 desaparecidos, bem como a cachorra que já foi encontrada.

A constatação foi feita após Walesca voltar ao local no dia seguinte à mortandade e sentir falta do restante. “Pelo menos dez gatos que ficavam na praça em frente ao Cristo e dez entre o teatro e o portão do bosque não apareceram para comer, como acontece diariamente. Além da 'Priscila', uma cachorrinha que se uniu aos felinos depois que o dono, um mendigo, morrer”, diz.

A cuidadora afirma que há 11 anos alimenta os gatos no São Bento e nunca viu uma ação como esta. “É a primeira vez que presenciei um envenenamento em massa como esse aqui. Foi uma ação premeditada, tanto que a pessoa que fez isso não deixou nem resquícios”.

A possibilidade de envenenamento é investigada pela Delegacia de Proteção aos Animais de Ribeirão Preto, que aguarda o resultado do exame toxicológico dos gatos e busca por um possível culpado. Esse tipo de ação é crime previsto no artigo 32 da Lei Ambiental, que trata da punição de abusos contra animais domésticos e silvestres.

Polícia tem suspeito de ter matado animais no Morro de São Bento

11/05/2011 - 11:24


A Delegacia de Proteção aos Animais de Ribeirão Preto já tem um suspeito de ter matado os animais no Morro de São Bento, no Jardim Mosteiro, em Ribeirão Preto, durante ação criminosa ocorrida na noite de domingo (8). Segundo o delegado Norberto Bocamino, uma pessoa está sendo investigada, mas a polícia não pode passar detalhes para não atrapalhar as investigações.

Na manhã desta quarta-feira (11), mais um gato foi encontrado morto pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), durante buscas no Morro de São Bento. Ao todo, foram encontrados 35 gatos, uma cadela e quatro gambás mortos.

De acordo com a chefe do CCZ, Eliana Collucci, as buscas foram encerradas, pois toda área foi vistoriada e a chance de encontrar mais animais mortos é pequena.
A polícia ainda aguarda o resultado do exame toxicológico dos gatos.

 

Mais cinco animais são encontrados mortos no Morro de São Bento

12/05/2011 - 10:55

O zootecnista do zoológico/bosque municipal de Ribeirão Preto, Alexandre Gouvêa, confirmou na manhã desta quinta-feira (12), que mais cinco animais, sendo três gatos e dois gambás foram encontrados mortos no Morro de São Bento, no Jardim Mosteiro.
Com isso, o número de animais mortos sobe para 38 gatos, seis gambás e uma cadela. De acordo com Gouvêa, foi feita necrópsia nesses animais encontrados e eles também morreram envenenados. “Só não podemos afirmar o tipo de veneno utilizado no crime”, diz.

Segundo o delegado da Delegacia de Proteção aos Animais, Norberto Bocamino, existe um suspeito de ter praticado o crime e está sendo feita uma investigação detalhada, pois há várias possibilidades da forma como o ato foi praticado, que deverão ser checadas.

Buscas

Na segunda-feira (9) foram recolhidos 26 gatos e, depois de denúncia feita pela advogada Walesca Maria, que cuida dos animais no local, novas buscas foram feitas na terça-feira (10), quando foram encontrados outros oito gatos, uma cadela e quatro gambás. Na quarta-feira (11), mais um gato morto foi localizado.

 

Necropsias de gatos serão feitas em universidade

13/05/2011 - 12:38

A necropsia, por amostragem, de seis gatos mortos esta semana, no Morro de São Bento, em Ribeirão Preto, será feita pela universidade Barão de Mauá, no campus veterinário, na próxima segunda-feira (16), segundo informações do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Ao todo, foram encontrados 45 animais mortos: 38 gatos, uma cadela e seis gambás.

Outros três gatos que morreram em um condomínio da cidade, em março deste ano, também serão encaminhados à universidade para análise que definirá a causa morte dos felinos. O CCZ, a pedido da Delegacia de Proteção aos Animais, fará o cadastramento com características de todos esses animais que serão levados ao hospital veterinário.

Os exames toxicológicos dos nove gatos serão realizados pelo Departamento de Medicina Veterinária de São Paulo, na capital, depois da retirada de amostras feita pela universidade.

De acordo com a chefe do CCZ, Eliana Collucci, o centro foi procurado pela USP de São Paulo que se ofereceu para fazer os exames que confirmarão o tipo de envenenamento que os animais morreram. “Já o local que fará a necropsia foi definido pela Delegacia de Proteção aos Animais”, diz.

Confirmação

Na quarta-feira (11), o médico veterinário do zoológico/bosque municipal de Ribeirão Preto, César Branco, constatou a morte por envenenamento dos gatos, depois de análise em uma das vísceras dos primeiros gatos recolhidos pelo CCZ, na segunda-feira (9). Nesta quinta-feira (12), foi feita outra necropsia de mais um felino encontrado morto no Morro de São Bento e o envenenamento, também foi confirmado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...