segunda-feira, 28 de março de 2011

Fazer o bem sem olhar a quem


Uma garota estava passando pela rua quando viu um cachorro abandonado. Ele estava magro, visivelmente doente e seu olhar implorava por ajuda. Mesmo não tendo muitas condições, ela decide levá-lo para casa a fim de cuidar, alimentar e dar carinho. Gradualmente esse animal foi melhorando com os cuidados intensivos da moça. Ganhou uma casinha, brinquedinhos, comida e água à vontade. Estavam ambos muito felizes.
Uma vizinha, quando avistou o novo membro da família no quintal, indagou a moça onde ela havia encontrado aquele 'vira-lata'. A moça ainda brincando com o cãozinho disse que não era apenas um vira-lata, que era um amigo e que ele a encontrou. Que ele não estava bem nesse encontro, mas que com seu amor e atenção ele se recuperou totalmente. A vizinha continuou indagando: "- Mas ele não faz muito barulho? Cachorro dá trabalho e faz bagunça! Por que você não ajudou uma criança de rua então?"
A moça, ainda passada com o que havia ouvido daquela pobre mulher, disse:
"- Eis a grande diferença na vida: Fazer o bem sem olhar a quem! E eu tenho certeza que esse cão que você denomina como vira-lata me fez e me tornou uma pessoa muito melhor, mais feliz e mais completa do que antes. E se cada pessoa ajudasse um animal abandonado, um idoso largado pela família num asilo ou uma criança de rua, este mundo se tornaria um pouco melhor. E você, qual o bem que fez a alguém nesses dias? Ah... já sei! Domingo estarei numa instituição para ajudar idosos. Que tal você ir comigo?"
A vizinha pensou, pensou e não sabia o que dizer. Por fim, disse que tinha compromisso e que não poderia ir à instituição. E cada vez ficava mais claro na mente daquela moça que vale a pena sim ajudar o próximo, seja ele quem for; humano ou animal, ambos sentem dor.

Este é um dilema que muitos protetores e amantes de animais ouvem com freqüência, sempre com a mesma retórica de que ajudar um animal vale menos do que ajudar uma pessoa. Veja que ambos sofrem. Ambos sentem fome, frio, medo e abandono. A miséria é semelhante para ambos, porém somente o ser humano sabe PEDIR.
Repense seus conceitos e não aponte o dedo. Apenas faça a sua parte e o que está ao seu alcance. Como diz esta bela frase: "Seja a mudança que você quer ver no mundo!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...