domingo, 13 de março de 2011

Dona procura cão que deveria ter embarcado em voo para o ES

Post atualizado em 16/03/2011 às 07h00

Confira trechos das reportagens extraídas dos sites http://g1.globo.com, http://www1.folha.uol.com.br  e http://zerohora.clicrbs.com.br

10/03/2011 12h17 - Atualizado em 10/03/2011 12h18
O cachorro 'Pinpoo' deveria ter viajado de Porto Alegre (RS) para o Espírito Santo no dia 2 de março em voo da Gol, mas nunca chegou. A dona do cão, a aposentada Nair Flores, de 64 anos, seguia para mesmo destino em outra companhia aérea que só recebe animais com menos peso. Soube que o cão não chegaria, quando parou em uma conexão em Minas Gerais, e foi avisada por telefone que 'Pinpoo' teria fugido antes do embarque.

Desde então, a busca no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, nao para. "Somos muito apegados, ele dormia na cama comigo. Já procurei pelas matas do aeroporto gritando o nome dele. Se tivesse me ouvido, teria vindo correndo", afirmou. Nair até espalhou peças de roupas dela pelas árvores para tentar atrair o cão pelo cheiro, mas não teve sucesso.

'Pinpoo' mescla as raças pincher e poodle, por isso tem este nome, e fará 11 meses neste mês. O animal foi doado a Nair pela filha, para substituir o cão que ela perdeu em janeiro.

A aposentada pagou R$ 684 mais a caixa pelo serviço de transporte do cão. Não pediu o reembolso. Porém, registrou boletim de ocorrência e pretende acionar a Justiça, caso não encontre o bicho.

Para Nair, a sensação é de um filho sequestrado. "Não acredito que ele esteja no aeroporto. Ou morreu ou foi roubado. Ele é bem amistoso, gosta de colo. É um cão caseiro, não sabe viver sozinho. Alguém pode ter levado."

10/03/2011 21h16 - Atualizado em 10/03/2011 21h17
Cão desaparecido no RS fugiu antes de embarque em aeroporto, diz aérea
O cachorro 'Pinpoo', desaparecido desde o último dia 2 de março, teria fugido antes de embarcar no voo que iria de Porto Alegre (RS) para o Espírito Santo. A dona do cão, a aposentada Nair Flores, de 64 anos, que pagou R$ 684 mais a caixa pelo serviço de transporte do cão à empresa Gol, registrou um boletim de ocorrência sobre o sumiço do animal.

Segundo informações da Gol, 'Pinpoo' passou por todos os procedimentos previstos pela legislação, mas no trajeto para o avião forçou a grade da embalagem que o transportava e fugiu para a área restrita do Aeroporto Salgado Filho.

11/03/2011 18h16 - Atualizado em 11/03/2011 18h16
Gol distribui foto de cão perdido e pede ajuda
A empresa Gol Linhas Aéreas ainda não encontrou Pinpoo, o cão de dez meses de idade que no dia 2 sumiu quando seria embarcado no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), com destino a Vitória (ES). Mas a empresa vem se esforçando.

Em nota divulgada hoje, a Gol informa que tem mobilizado "todas as frentes" para encontrar Pinpoo, batizado assim por ser uma mistura das raças pinscher e poodle. A companhia distribuiu fotografias do cão pela vizinhança do aeroporto, acionou empresas instaladas na região e obteve o apoio da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) nos esforços de busca. A empresa diz ainda que, "ciente da sua responsabilidade", tem mantido a dona de Pinpoo, Nair Flores, "a todo o momento" informada sobre a busca.

Ela foi pela terceira vez ao aeroporto procurá-lo na manhã de hoje. "Gritei até ficar rouca por todos os hangares", disse Nair. "Já estou perdendo as esperanças", acrescentou. Perguntada sobre a repercussão que o caso está tendo no Twitter e em outras mídias, Nair afirmou: "jamais imaginei uma ajuda tão grande dessas".

12/03/2011 18h14 - Atualizado em 12/03/2011 18h14
Testemunha viu funcionários enxotar cão em aeroporto
Uma nova testemunha pôs luz ao caso do cão desaparecido no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS). Um comerciante de 37 anos diz ter visto Pinpoo, o cachorro mestiço da aposentada Nair Flores, de 64 anos, ser enxotado por funcionários da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) da pista de pouso.

"Eu estava no segundo andar, à espera de um amigo que chegaria de viagem, e pela janela panorâmica vi o animal saindo da área de carga. Eles sapateavam para tirar o animal de perto, não vi nenhum tentando agarrá-lo", contou Félix Antunes, ao jornal Zero Hora.

12 de março de 2011

Cão igual ao Pinpoo foi encontrado em Porto Alegre (RS)

A aposentada Nair Flores, 64 anos, amanheceu convicta de que a peregrinação atrás do companheiro perdido havia chegado ao fim. Há dez dias, não consegue dormir com tranquilidade pela falta de notícias de Pinpoo. Na noite de sexta-feira, recebeu a informação de que alguém teria avistado o mascote em uma casa do bairro Navegantes, zona norte da Capital.

Peludo confundido com Pinpoo
Desde então, Dona Nair não sossegou. Como quebrou a perna na terça-feira enquanto acompanhava as buscas ao cão nas proximidades do aeroporto, pediu para o tio Euclides Motta Paz, 81 anos, passar em frente à residência que teria abrigado o cão na manhã de sábado. Paz achou o bicho familiar, mas não tinha certeza de que se tratava de Pinpoo. A aposentada decidiu conferir pessoalmente. Antes mesmo de chegar ao local, já tinha certeza de ter encontrado seu filhote.

— Vem Pinpoo, vem com a mamãe — gritava Nair, ainda dentro do táxi, com a porta entreaberta.

O cachorro não mostrou entusiasmo com o encontro. Nair pouco se importou. Largou as muletas, se ajoelhou no chão e acariciava o cão — cópia fiel do desaparecido.

O pelo tom caramelo, o nariz marrom, os olhos cor de mel, as orelhas, o comprimento, a altura, o formato das patas. Tudo exatamente igual ao bicho procurado. Para Nair, só faltava um elemento: empolgação por parte do cão, que aceitava as carícias com indiferença.

O desejo de que a busca tivesse chegado ao fim impedia Nair de assimilar uma informação fundamental. Zoé Miranda, 62 anos, que abrigou o cachorro confundido com Pinpoo, repetia que “Peludo” havia sido acolhido há mais de três meses. O tio também tentava demover Nair:

— Eles são idênticos, eu também acho. Mas, se ele ronda a região há um tempão, não pode ser o Pinpoo.

Zoé deixou claro que sentiria muita saudade se o cachorro que ela cuidava há meses se fosse, mas entendia o sentimento de Nair.

— Se ela é a tutora, não posso impedir que leve o que é dela. Mas vou sentir muita falta, não posso negar. Cuido dele com todo amor. Aqui em casa os cachorros comem antes que os tutores — disse Zoé.

Por quase 40 minutos, um impasse foi travado no coração de Nair. Queria levar o cachorro com ela para ver se ele retomaria hábitos antigos. Chegou a supor que foi ressentimento o motivo para ter sido ignorada pelo cachorro.

— Não tem como não ser o Pinpoo. A única diferença é o pelo tosado, mas eles estão dizendo que cortaram mesmo. Tenho medo de ir embora e ser ele. Pode ser que esteja com estresse pós-traumático por tudo o que passou na rua e achando que eu o abandonei — lamentou Nair.

Cabisbaixa, a aposentada retomou o táxi em que chegou. Convenceu-se de que, apesar do desejo, aquele não era Pinpoo.

— Temos outras pistas. Sei que vamos encontrá-lo. Espero que seja rápido. Dentro de mim sinto como se tivessem sequestrado o meu filho. Estou há muito tempo sem notícias.


13/03/2011 - 18h49
DENÚNCIAS
Neste domingo, uma nova ligação reacendeu as esperanças da aposentada. Segundo ela, um morador do município de Esteio (região metropolitana de Porto Alegre) disse ter visto um cachorro parecido com Pinpoo na rua.
A aposentada disse ter instruído o homem a chamar o suposto Pinpoo pelo nome e a convidá-lo para ir para casa. "Ele entende conversa, não entende assovio. Se atender pelo nome de Pinpoo, é ele."
Nair afirmou que só vai até a cidade se houver a confirmação de que o cão encontrado é o seu. Ela disse acreditar que alguém tenha pegado Pinpoo na região do aeroporto e levado para a cidade. Com a repercussão do caso, afirma, a pessoa pode ter soltado o cão na rua. "Sozinho ele não foi até lá. É muito longe."


15/03/2011 às 20h32

Dona de Pinpoo quer identificar cachorro encontrado com exame de DNA

A angústia da aposentada Nair Flores, de 64 anos, com o desaparecimento do cachorro Pinpoo ainda não acabou, mesmo que tenha recebido um animal com as mesmas características de seu cão de estimação na noite de segunda-feira (14). Como não foi reconhecida pelo bicho, ela avalia a possibilidade de identificá-lo por um exame de DNA.

- Se não for o meu Pinpoo, vou encaminhá-lo a alguém que cuide bem dele. 


Na segunda-feira, moradores de Alvorada, na região metropolitana de Porto Alegre, enviaram a funcionários da Infraero um cachorro semelhante a Pinpoo. Nair foi imediatamente ao aeroporto, onde encontrou um animal maltratado, com feridas pelo corpo e comportamento estranho. Embora tenha pelos, olhos e idade semelhantes aos de Pinpoo, o cão não fez festa no encontro e ficou indiferente à suposta dona.


Como ficou em dúvida, a aposentada internou o cachorro numa clínica, para tratamento e para banho.
Revelando a esperança de ser reconhecida e festejada pelo animal quando ele estiver bem, a dona supôs que ele "podia estar traumatizado por algum sofrimento".

- Se isso ocorrer, posso dispensar o DNA, porque conheço todo o jeito dele.

Por meio de nota, a Gol informou que o cachorro encontrado "possui as mesmas características físicas e particularidades do cão desaparecido (peso, idade, aparência)", de acordo com veterinários que o trataram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...