domingo, 6 de fevereiro de 2011

Guia de Cuidados Básicos com os Cães


Antes de se pensar em qualquer outra razão para se ter um cão, deve-se ter em mente que o contato com um animal de estimação é uma atividade constante e cuidadosa, sendo o sentimento de confiança do animal pelo dono fundamental para a interação entre os dois.

Assim, além dos comandos verbais, o proprietário do animal deve se preocupar com todas as etapas dos cuidados básicos, como refeições, banhos, passeios e brincadeiras. Tais contatos fortalecem o vínculo entre o animal e seu dono, e tornam menos penosos momentos delicados, como o fornecimento de medicamentos diante de alguma enfermidade da qual o animal possa ser acometido.

Equipamentos Essenciais

Ao adquirir um filhote, devemos ter em mente uma série de utensílios básicos que ajudarão nos cuidados e na adaptação de seu animal ao ambiente. São eles:
  • vasilhas específicas para alimentação e água;
  • material de higiene pessoal: xampu e/ou sabonete para cães, toalha, escova para pelos, escova de dentes;
  • material de higiene do ambiente: produtos indicados para limpar a área onde o animal vive, evitando, assim os agentes que podem causar enfermidades ou alergias ao cão;
  • brinquedos para os filhotes morderem e objetos que estimulem a atividade física, como bolas ou discos;
  • tapetes, caminhas ou casinhas, que permitam ao animal um lugar na casa onde ele se sinta confortável e protegido.

Habitat

O local onde o animal irá comer, dormir, fazer suas necessidades e deve ser de fácil acesso para o animal e para o proprietário, deve ser abrigados da chuva, arejados, limpos e secos.

O local de dormir pode ser uma casinha, cesto, almofada ou lençol, onde deve ser mantida uma constante higiene. O animal deve ser ensinado a realizar as suas necessidades em local apropriado, de preferência forrado com jornal, podendo ser utilizados produtos que auxiliem no adestramento.

A limpeza desses locais deve ser feita regularmente. Pode-se utilizar os produtos de limpeza habituais do dia-a-dia, salvo em casos que os animais manifestarem um processo alérgico a esses.

Alimentação

Uma dieta adequada é essencial para que o animal tenha uma ótima saúde e desenvolvimento em todas as etapas de sua vida.

O cão deve permanecer com a mãe até o desmame, ou seja, até 45 dias de vida aproximadamente. Sabe-se hoje que o mais indicado para o animal é a administração de ração.

Inicialmente, a mudança de alimentação materna requer certa paciência. O cão deve receber alimentação própria de filhote. São indicadas 3-4 refeições diárias até completar 1 ano de vida e, a partir daí, deve receber 2 refeições ao dia com alimentação específica para cão adulto. A água a ser oferecida deve ser filtrada e estar sempre fresca e à vontade.

Para escolha da ração, deve-se seguir as orientações do fabricante e do médico veterinário que irá instruir sobre qual tipo de ração é a mais indicada, existindo variações grandes entre marcas e a faixa etária do animal.

A utilização de ração específica para filhote é de muita importância, pois possui altos níveis de proteína, energia e vitaminas necessárias para um crescimento sadio e adequado.

A alimentação em excesso leva o animal a obesidade, bem como a sua falta também acarretará problemas de desenvolvimento.

Mudanças alimentares devem ser feitas gradativamente ou o animal poderá apresentar diarreia.

Cálcio e vitaminas

O filhote que não recebe uma alimentação balanceada necessita de complementação de cálcio e vitaminas no primeiro ano de vida, época de crescimento muito acelerado. A falta de cálcio nessa fase causará o raquitismo. No entanto, cães que se alimentam exclusivamente de ração balanceada, de boa qualidade, podem ter as necessidades de cálcio supridas, desde que se alimentem corretamente, na quantidade indicada pelo fabricante da ração.

De qualquer forma, o veterinário que acompanhará o crescimento do cão deverá analisar o caso, o tipo de alimentação e a necessidade de cálcio e vitaminas para o animal.

Dentição

A troca de dentes se inicia com 3 a 5 meses de idade e termina aos 6 meses. O cão tem grande tendência a formar tártaro, o que provoca o mau-hálito e a perda precoce dos dentes permanentes. A cárie também ocorre em animais que recebem alimentos doces com frequência. Existem serviços odontológicos especializados para cuidar dos dentes do seu cão.

A higiene da boca do cão pode ser feita através de escovação. Existem escovas e pastas dentais para cães. A escovação deve ser feita 2 a 3 vezes por semana, no mínimo. Embora seja o método ideal, nem todos os cães aceitam e muitos donos não conseguem manter a frequência de escovação. A escova também pode ser substituída por um chumaço de algodão esfregado nos dentes do animal.

Pedaços de cenoura crua devem ser oferecidos entre as refeições para que o cão seja estimulado a roer, assim como ossos artificiais (couro) ou naturais fervidos (joelho de boi). O ato de roer é a escovação natural do cão, mas muitas vezes somente ela não impede o acúmulo de tártaro e o mau-hálito.

Banho e Higienização

O primeiro banho do cão só deve ser feito após ele ter recebido a última dose de vacina. Antes desse período o que se recomenda é a realização de banhos secos, realizado em locais apropriados e com a orientação de um médico veterinário.

O mais indicado para a realização dos banhos após o término da vacinação é que sejam feitos em locais especializados, onde todos os cuidados são tomados.

Para se realizar banhos em casa deve-se utilizar sabonete neutro, sabão de côco, ou de preferência produtos específicos para cães. O banho deve ser feito em período quente do dia e utilizar água morna. Deve-se tomar extremo cuidado com as orelhas do cão impedindo a entrada de água utilizando algodão e deve-se secá-lo com toalha e secador e escovar seu pelo.

Produtos inseticidas (xampus anti-pulgas), anti-alérgicos, para tratamento dermatológico, não devem ser utilizados em filhotes com menos de 6 meses e precisam de recomendação do veterinário para seu uso.

O ato de escovar os pelos deve ser feito diariamente, principalmente em cães de raças de pelo médio e longo, devendo utilizar raspadeiras e/ou escovas próprias para cães, podendo utilizar juntamente talco e/ou perfume somente específico para cães.

A tosa é um ato de embelezamento e higiene para o cão, que deve ser realizada conforme o crescimento do pelo e o padrão da raça do animal. A tosa deve ser realizada apenas em locais especializados com profissionais capacitados.

Outros fatores de higienização do animal como a limpeza dos olhos, orelhas, dentes e unhas devem ser feitos e/ou recomendados pelo médico veterinário.

Cio

As fêmeas entram no cio entre 8 meses a 1 ano de idade, variando com a raça e o tamanho do animal. O cio dura em torno de 15 dias e é acompanhado de um sangramento (de leve a moderado) e aumento perceptível da região genital. Algumas fêmeas não apresentam sangramento ("cio seco"). A castração é um método muito eficaz de controle de natalidade,

Cães machos não têm cio, tornando-se aptos à reprodução por volta de 1 ano de idade. No entanto, o filhote pode começar a apresentar manifestações sexuais a partir dos 3 meses, principalmente quando sente o cheiro de uma fêmea no cio. A castração também é indicada para o animal macho, e evita que ele tenha o instinto de demarcar território, urinando pela casa, e de fugir, perseguindo fêmeas no cio.

Vermifugação

Os vermes podem ser transmitidos pela mãe aos filhotes pela placenta e pelo aleitamento. Portanto, recomenda-se vermifugar a fêmea antes do acasalamento. Além disso, todos os filhotes, sob orientação veterinária, devem ser vermifugados. Animais adultos devem ser vermifugados com frequência, principalmente antes das vacinas anuais.

- Endoparasitas

Os endoparasitas são aqueles que se alojam no interior do organismo do animal, podendo causar sérios prejuízos a saúde do cão. Os mais comumente encontrados são os parasitas gastrointestinais, renais e circulatórios.

O contágio se dá através da via transplacentária em recém nascidos, através de ectoparasitas e através de contato direto ou indireto com fezes e urina de animais contaminados.

O controle e a prevenção se dá conforme utilização de vermífugos.

O programa de vermifugação inicia-se com filhotes de duas semanas de vida e prossegue até aproximadamente o 6° mês de vida, sendo feito a partir daí um programa profilático a cada quatro ou seis meses de intervalo durante toda a vida do animal.

- Ectoparasitas

Os ectoparasitas são aqueles que se alojam por sobre o corpo do animal, causando distúrbios dermatológicos e sistêmicos. Os mais comumente encontrados são as pulgas, carrapatos, ácaros e piolhos.

O controle destes parasitas se dá pela orientação do médico veterinário, que irá determinar o principio ativo, a dose adequada e o intervalo de utilização do medicamento a ser utilizado, associando a requisitos básicos de higiene ambiental.

Vacinação

A vacinação é o cuidado médico mais importante a se tomar com seu cão, tanto para o filhote como para o cão adulto. Os animais devem ser imunizados antes de começarem a freqüentar as ruas, uma vez que existe um grande número de doenças virais que podem acometer os cães, e são causadoras de um grande número de mortes, principalmente nos filhotes.

Para ser vacinado, o animal deve estar saudável, sem febre ou diarreia, e previamente vermifugado. Se isso não for observado, pode ocorrer falha vacinal, ou seja, o organismo não responder plenamente à vacinação.

As vacinas que seu cão deve receber e intervalos entre as doses devem ficar a critério do veterinário que irá cuidar de seu animal. As vacinas múltipla (V8 ou V10) e anti rábica são obrigatórias em qualquer esquema de vacinação. Abaixo, um calendário para a vacinação de filhotes, com as vacinas existentes no mercado:

- 45 a 60 dias:
1a. dose vacina múltipla*
1a. dose vacina contra Giardia
vacina contra a Tosse dos canis
- 21 dias após a 1a. dose:
2a. dose vacina múltipla
2a. dose vacina contra Giardia
- 21 dias após a 2a. dose:
3a. dose vacina múltipla
- a partir de 4 meses de idade:
anti rábica
* cinomose, hepatite, parvovirose, 4 tipos de leptospirose, coronavirose, parainfluenza, laringotraqueíte

Cães adultos que nunca foram vacinados ou filhotes que já passaram da época de vacinação devem receber 2 doses de vacina múltipla (intervalo de 21 dias entre elas) e 1 dose de vacina anti rábica. Isso também vale para cães de procedência desconhecida, quando não se tem conhecimento ou certeza sobre o histórico de vacinação.

Dicas Finais

Deve-se ter em mente que o animal age por instinto, e assim suas atitudes se caracterizam como se ele estivesse "livre" na natureza. Portanto ele deve ser educado insistentemente e corretamente a fim de que seja adaptado dentro de sua nova realidade, juntamente com seu novo lar e família.

Vale salientar que para repreender o animal deve-se utilizar principalmente o olhar e o tom de voz, pois gritos e surras não adiantam para adestrá-lo e só servem para o tornar inseguro e medroso. Lembre-se que quando o cão realiza algo corretamente ele deve ser recompensado, para assim estimulá-lo a possuir o instinto que se enquadre na sua nova vida.

Tome muito cuidado com produtos químicos, inseticidas, raticidas, desinfetantes, plantas tóxicas e objetos que podem ser engolidos ou causarem ferimentos nos animais.

Caso você perceba algo de estranho fisicamente ou no comportamento do seu animal, procure imediatamente o seu médico veterinário de confiança, ele indicará qual o problema e qual a melhor solução. Uma visita trimestral ao médico veterinário, mesmo que o animal não apresente alterações, é indicada para mantê-lo sempre com a saúde em perfeitas condições, assim nem o animal nem os seus proprietários terão problemas.

Fontes:
http://www.universodocao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...