quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Proibição do corte de orelha em cães

O corte de orelha (ototomia) em algumas raças caninas é um comportamento totalmente estético e não tem funcionalidade para o cão. Muito comum em cães de guarda, como Dobermans e Pit Bulls, o corte das orelhas, que as mantém totalmente eretas e agudas, intimida qualquer invasor, pois deixa o cachorro com uma característica de mais bravura e ferocidade. Porém, vale lembrar que é apenas uma questão de aparência e não de comportamento, pois se o cachorro não for um cão adestrado para intimidar invasores ele não fará, estejam com orelhas cortadas ou não.

Já a origem do hábito de cortar o rabo dos cachorros (caudectomia) vem de alguns anos no tempo e, como o hábito de cortar as orelhas, é um fato patrocinado pela necessidade que o homem tem de alterar o meio em que vive. O objetivo é evitar lesões nos animais, especificamente em algumas raças como Pointer Alemão e Cocker Spaniel, que se machucam facilmente devido a sua formação, ou mesmo para manter um padrão estético em algumas raças, que já carregam o estigma de beleza associado ao corte do rabo.
 
Porém, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) publicou no Diário Oficial da União em 15 de fevereiro de 2008 a resolução Nº 877, proibindo o corte de orelha, retirada das cordas vocais de cachorros e a retirada de unhas dos gatos. A medida também torna não recomendado o corte da cauda de cachorros, prevendo inclusive punição para veterinários que desrespeitarem a medida.
Essas práticas cirúrgicas somente estão autorizadas quando houver necessidade em benefício da saúde do animal, como doenças e acidentes.
Veja o vídeo do site G1, o portal de notícias da Globo (www.globo.com/g1):
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...