quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Adoção e Posse Responsável

"Certo dia, depois de uma ressaca, milhares de estrelas-do-mar foram lançadas a uma praia deserta e iam secando e morrendo ao sol. Um garotinho ia caminhando, apanhando as estrelas uma a uma e as lançava de volta ao mar. Um velho pescador que assistia a cena disse ao garoto: ‘- Menino, não percebe que o que você faz é inútil? São milhares de estrelas! Não faz diferença jogar uma de volta ao mar’. O garoto se abaixou, pegou mais uma estrela e disse: ‘- Para essa aqui faz toda a diferença do mundo’. E lançou-a de volta ao mar.”

Ao adotar um animal, você ganha um amigo e salva uma vida. Contudo, somente a adoção não resolve o problema do abandono e irresponsabilidade de muitos donos, mas é um começo e uma nova chance de vida a esses seres mais fiéis e amigos que existem.

Adote com consciência!
Muitos animais são comprados de forma irresponsável e, à medida que crescem, deixam de ser os filhotes fofinhos e pequenos, pois seguem seu ciclo natural de crescimento. Porém seus donos acabam por não se interessar mais pelos seus pequenos animais porque os mesmos já estão grandes, esquecem de alimentá-los, dar banho, levá-los para uma consulta veterinária, esquecem de acarinhar seus amiguinhos, enfim, esquecem de amá-los.
Como seres muito sensíveis que são, sofrem com o desprezo destes donos, quando não sofrem por tortura ou falta de cuidado. Alguns donos abandonam seus bichinhos nas férias simplesmente ou quando os animais sofrem de alguma enfermidade.
Para sorte destas doces criaturas, existem defensores e pessoas que se habilitam para ampará-los, apadrinhá-los ou até mesmo adotá-los com o amor que sempre esperaram receber de seus antigos donos relapsos e egoístas.

Antes de adotar:
- Lembre-se que gatos ou cães vivem em média de 12 a 15 anos e dependerão inteiramente de seu dono durante sua vida.
- Todos seus familiares devem aceitar também sua vontade e você deve saber se tem recursos financeiros para manter seu animal, visto que ele vai precisar de ração, medicamentos, além de eventuais cuidados veterinários.
- Animais de estimação não são objetos, muito menos brinquedos, portanto dá-los de presente deve ser uma vontade manifestada pela pessoa a ser presenteada.
- NÃO adotar ou comprar um animal de uma determinada raça só porque está na moda. Além disso, cachorros e gatos vira-latas costumam ser muito inteligentes e mais saudáveis que cachorros e gatos de raça, por terem maior diversidade genética.
- Se escolher adotar um filhote, lembre-se que ele é fofinho agora, mas vai crescer rapidamente e precisará de espaço. Os filhotes também costumam ser estabanados e precisam ser disciplinados com carinho.

Depois de adotar:
- Jamais deixar o animal solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa conter o animal.
- Cuidar da saúde física do animal.
- Levar o animal regularmente ao veterinário.
- Zelar pela saúde psicológica do animal, dando-lhe atenção, carinho, estímulos e ambiente adequado.
- Ao passear, recolher e jogar os dejetos no lixo, mantendo a cidade limpa, além de ser sinônimo de educação.
- Colocar uma plaqueta com seu nome e telefone na coleira do animal.
- Evitar crias indesejadas de cães e gatos (esterilizando os machos e fêmeas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...