quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Como medicar meu animal?

Administrar comprimidos, drágeas, pílulas ou medicamentos líquidos nem sempre é uma tarefa fácil. A diferença entre essas medicações não está somente no aspecto ou formato. Os comprimidos podem ser repartidos, já as drágeas e cápsulas nem sempre podem ser divididas ou trituradas, pois algumas perdem o efeito terapêutico. As alterações no efeito terapêutico de um medicamento podem estar associadas às diferentes maneiras e locais de absorção, bem como à perda de sua propriedade quando misturado a algum outro composto, seja alimento ou água. Você deve perguntar ao veterinário se pode partir ou triturar o medicamento que vai administrar.

Como dar comprimidos?

Nem sempre o cão e, principalmente, o gato caem no truque de disfarçar o medicamento na comida. Não é um bom método, pois, se o animal não ingerir todo o alimento, receberá uma sub-dosagem do medicamento. A melhor maneira de dar o comprimido é colocá-lo inteiro ou em partes dentro de um pedaço de carne ou salsicha. Dê o primeiro pedaço sem o remédio. Seu animal ficará interessadíssimo no petisco. Já no próximo pedaço coloque o remédio dentro de através de um pequeno orifício. Os cães certamente engolirão rapidamente a carne e o remédio. 
Administrar medicamentos diretamente na boca é o melhor método, pois você terá a certeza de que o animal tomou a dose certa. Coloque o cão ou gato entre suas pernas, eleve o focinho, abra a boca dele e coloque o comprimido bem no fundo da língua. Dica: após medicar seu animal, dê uma recompensa ou algo que ele goste muito para que ele associe o remédio a um momento de prazer.

Como dar líquidos?

Se o líquido for adocicado, alguns cães aceitarão facilmente, sem qualquer mistura. O método de acrescentar remédio à água ou alimentos não é a melhor opção. Normalmente os medicamentos líquido alteram o sabor da comida e da água, bem mais que os comprimidos. O animal comerá ou beberá parcialmente. Se for administrar diretamente na boca, utilize uma seringa sem agulha que comporte toda dose a ser administrada.
Após serem medicados, os gatos podem babar e espumar muito pela boca. Não entre em pânico!!! É uma reação normal da glândula salivar dessa espécie. Teoricamente, a coisa parece simples, mas existem animais bastante indolentes. Se o cão ou gato for bravo, misture o remédio na comida nesse caso. Quando for dar remédio ao seu animal, tente agir normalmente. Os animais são muito perceptivos e se você não for sutil, ele logo desconfiará das suas reais intenções.
As descrições acima podem ajudá-lo, mas é conveniente que você peça para o veterinário uma demonstração de como medicar seu animal. E lembrem-se: as doses e medicamentos usados em cães e gatos são diferentes daqueles usados em pessoas. Jamais medique seu animal por conta ou conselho de “entendidos”. Consulte sempre o médico veterinário de sua confiança para escolherem juntos a melhor forma de administrar medicações ao seu melhor amigo e boa sorte!!!

Fonte: http://www.superamigospet.com.br/cuidado-animal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...