domingo, 30 de novembro de 2014

ONGs libertam animais de cativeiro em Feira de Santana

Deficiente mental mantinha quatro cães e um gato sem comida e água em casa abandonada. Comissão da OAB e Ana Rita Tavares prestaram apoio

Um casebre prestes a desabar, muito lixo acumulado, mau cheiro e cinco animais presos com sinais de desnutrição, no bairro de São João, periferia de Feira de Santana. A denúncia chegou ao conhecimento da Comissão de Proteção Animal da OAB-Feira e ONGs de proteção da cidade. A vereadora por Salvador e ativista, Ana Rita Tavares (Pros), esteve no local e participou do resgate.

Bastante estressados, dois cães e um gato estavam amarrados no interior da casa, sobre as próprias fezes e urina. Durante o resgate, Ana Rita chegou a ser mordida por um dos cães. A casa pertence a um homem que supostamente sofre de problemas mentais.

Do lado de fora, mais dois cães: um cachorro, amarrado na entrada da casa e o outro, uma cadela no quintal, em um cômodo destelhado, deitada em meio a um monte de entulho, se recusava a sair. O animal exibia movimentos estereotipados (semelhante ao vai e vem de um leão enjaulado). “Ela deve ter ficado presa aqui por muito tempo, e, mesmo já solta, convencionou em sua cabeça uma limitação imposta devido ao seu cárcere. Por isso, não consegue transpor uma barreira agora invisível”, explica Ana Rita.

Os animais foram levados a uma clínica veterinária da cidade para serem submetidos a exames. “Após receberem alta, serão disponibilizados a adoção pelas ONGs daqui”, diz o presidente da União de Entidades Protetoras de Animais da Bahia (Unimais) Carlos Ferrer.

Punição - Segundo a presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB-Feira, Carolina Busseni, será encaminhada uma notícia crime ao dono da casa até que se confirme algum tipo de doença mental ou não. “Caso ele tenha doença mental, sua tutora será responsabilizada pela negligência”, relata a advogada.

Participaram da ação as ONGs Associação Brasileira de Proteção Animal da Bahia (ABPA-Sertão) e Associação de Proteção Animal de Feira (APA-Feira). 

Fonte: http://anaritatavares.com/noticias.php?codigo=536







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...