sábado, 30 de março de 2013

Nesta Páscoa, não dê coelho de presente

Muitas pessoas querem inovar na Páscoa e dão coelhos de presente. Quando filhotes, assim como todos os animais, são ‘fofos’ e até parecem de brinquedo, mas não são. Eles crescem e precisam de cuidados e também espaço, apesar de serem animais pequenos.

Coelhos vivem em média 10 anos e precisam se exercitar, por exemplo. Esses animais devem viver dentro de casa (nunca em quintais a mercê das mudanças bruscas de temperatura), e além disso, necessitam de uma alimentação balanceada.

Assim que esses animais crescem, passando da fase de filhote para adulto, o que leva pouco tempo após a ‘aquisição’ do coelho, as pessoas começam a se incomodar com as atitudes do animal.

Se soltos em casa, eles buscam fios para roer e não se dão bem com outros animais como cachorros e gatos. Além disso, não são animais apropriados para crianças muito pequenas, já que não são bichos para ficar no colo pois eles se sentem ameaçados e podem morder. Deixá-los em gaiolas é outro erro grave. O espaço reduzido pode levar a morte do animal em pouco tempo, além de ser uma crueldade.

O abandono após a Páscoa

De acordo com Flávio Lamas, presidente da Associação Amigos dos Animais de Campinas (AAAC), cerca de um mês após a Páscoa o abandono começa, geralmente no meio de algum matagal ou mesmo soltos à mercê da própria sorte.“Só aqui no abrigo temos mais de 20 coelhos vítimas deste abandono. É muito triste ver que esses animais são vistos como presentes e logo após descartados. É importante a consciência das pessoas em não comprar um animal deste”, explica Flávio.

Engana-se quem pensa que ao soltar um coelho no meio de qualquer área verde ele irá sobreviver. Eles morrem de fome por não serem selvagens ou até de ataque cardíaco com a aproximação de algum predador.

Por isso, nesta Páscoa, não dê coelhinhos de presente. Depois desta data ele precisará de cuidados e lembre-se: abandono e maus-tratos é crime previsto na Lei 9605/98 (Lei de Crimes Ambientais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...