terça-feira, 24 de abril de 2012

Entenda o que é a leucemia felina

Gatos domésticos e selvagens podem contrair o vírus da leucemia felina (FeLV), que ataca o sistema imunológico deles, encurtando dramaticamente a vida dos animais. É uma doença que não tem cura, mas a aplicação da vacina os mantém protegidos em 95% dos casos. Ela é transmitida de gato para gato através da saliva, urina e fezes. Gatas prenhes contaminadas também podem transmitir o vírus através da placenta, do leite materno ou da lambedura dos filhotes. É o que explica a Dra. Silvia Parisi no website www.webanimal.com.br.

“Quando contraído o vírus, o animal pode ficar suscetível a uma variedade de doenças infecciosas, causando também infecções respiratórias, lesões de pele, anemias, infecções orais, retardo na cicatrização de feridas e problemas reprodutivos”, explica a especialista. O surgimento de tumores é outra forma que a doença pode se manifestar. “Sabe-se que 33% das mortes por câncer em gatos são devidas à leucemia felina”, informa. Segundo a Dra. Parisi, aproximadamente 85% dos gatos infectados pelo vírus FeLV morrem dentro de 3 anos e quase a metade destes animais morrem nos primeiros 12 meses.

Como prevenir

Em primeiro lugar, é importante que o tutor esteja sempre atento à carteira de vacinação do seu animal. A vacina é segura e tem uma margem satisfatória de eficácia. Outra medida que pode ser tomada é a castração, pois quando esterilizado, o felino fica mais calmo e sedentário, evitando contato com outros gatos.

Vale ressaltar que a leucemia felina pode ser transmitida a gatos não vacinados pelo simples ato de dividir uma mesma tigela com um animal contaminado. Assim, para proteger seu pet, é necessário buscar mecanismos para que ele fique seguro dentro da residência em que vive. Em casa ou apartamento, coloque telas de proteção para evitar fugas. Isso é importante também para evitar acidentes, envenenamento e outras doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...