segunda-feira, 4 de julho de 2011

Um pouco sobre gatos...

Um gato pode viver 15, 16 anos ou mais, o que para uma família com crianças pequenas significa que o gato vai viver até as crianças se tornarem adultas.

São animais extremamentes limpos; fazem suas necessidades em caixas com areia (compradas em lojas especializadas), porém devem ser mantidas sempre limpas, caso contrário eles procurarão outro lugar “para banheiro”, pois detestam entrar em caixas onde há dejetos antigos e sujas.

Um filhote pode se divertir por horas com uma bolinha ou carretel vazio, mas tome cuidado para não oferecer “brinquedos” que representem perigo, por exemplo um novelo de lã, pois ele pode mastigar e engolir a lã.

As fêmeas entram no cio por volta do 6º mês de vida e se repetirão a cada três meses.

Elas têm um período de gestação de aproximadamente 60 dias e durante os 30 dias seguintes estarão em fase de amamentação, o que significa dizer que logo após o desmame dos filhotes ela entram novamente no período de acasalamento.

Os gatos também precisam tomar vacinas contra algumas doenças. Os filhotes devem ser vacinados contra enterite infeciosa, gripe felina e leucemia viral felina, que são doenças potencialmente fatais. Só o veterinário é quem pode orientar na prevenção de doenças. Vermífugos também devem ser ministrados. Há dois tipos de vermes frequentes em gatos: os nematóides, que parecem fios de barbante e a tênia, que é mais achatada. Os vermífugos são fáceis de usar, seguros e muito eficientes, por isso não há motivos para não utilizá-los numa rotina de prevenção.

Os problemas mais comuns em gatos são: Sarna auricular, Leucemia viral felina, Peritonite infecciosa felina, Machucados, Doenças de pele, Toxoplasmose, Ferimentos, Deficiência imunológica viral felina. Nenhuma doença pode ser diagnosticada e tratada senão pelo veterinário.

Fonte: Tudo sobre seu gatinho - Bradley Viner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...