sexta-feira, 15 de julho de 2011

Como estimular o cão a comer?

Os cães estão sempre esfomeados, desesperados pela comida. Este instinto que vem da época em que nem sempre havia alimento disponível. O apetite exagerado é considerado normal na espécie canina. Mesmo assim não é incomum encontrar proprietários que imploram para que seus cães comam. Misturam sua própria comida com a do cão, mudam a marca de ração tentando aguçar o apetite ou oferecem comida com a mão.

A recusa em ingerir alimento é reforçada quando o cão percebe que, se não comer, o dono fica e conversa mais com ele, e até lhe dá comida na boca. Ou seja, o dono treina o cão para recusar a comida. Na ausência do dono, o cão fica sem se alimentar e pode até passar fome. E, se sofrer de ansiedade de separação, as consequências tenderão a ser mais evidentes.

Alguns cães só se alimentam na presença dos donos. Quando o dono está fora de casa o cão fica sem comer. Nesse caso, é recomendado diminuir a quantidade de comida oferecida na refeição em que estão mais estimulados, para incentivá-los a comer quando estiverem sozinhos.
 
Antigamente, era costume alimentar os cães adultos apenas uma vez ao dia. Hoje se sabe que o ideal é comam pelo menos duas vezes por dia, para evitar gastrites e torção gástrica.

Quem tem mais de um animal em casa, pode colocar as vasilhas com ração próximos um do outro. Ao ver outros cães interessados na comida dele, ele passa a ingeri-la para evitar que a roubem. Esse comportamento instintivo foi herdado dos ancestrais caninos.

Quando incentivamos um cão magro a comer é importante que um veterinário avalie a saúde do animal e também oriente a alimentação. Não é indicado incentivar um cão gorducho a comer ainda mais.

Aqui vão mais algumas dicas:

• Umedeça e aqueça a ração seca;
• Acrescente intensificadores de sabor, que podem ser comprados, ou caseiros, como pedacinhos de fígado ou frango cozido;
• Os alimentos recém cozidos são mais palatáveis que os que estavam guardados;
• Purês de frutas podem servir como tempero para a ração. Tente primeiro banana amassada ou maçã raspada;
• Utilize ração de boa qualidade, desta forma pequenas quantidades de alimento já serão bem nutritivas;
• Acrescente uma quantidade pequena de ração ou petiscos felinos na ração dos cães;
• Limite os petiscos. O animal pode estar se entupindo de petiscos ao invés de comer suas refeições;
• Não insista, não rodeie, nem force-o a comer. Quanto menos atenção ligada ao momento das refeições melhor;
• O número de refeições pode ser aumentado com uma quantidade pequena de alimento em cada refeição. Nunca reponha na refeição seguinte a quantidade de ração que o cão não comeu na refeição anterior;
• O animal deve fazer uma quantidade adequada de exercícios físicos diariamente.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...