sábado, 25 de junho de 2011

Animais passam fome em canil de Brumado (BA) e depois são sacrificados

Ausência de alimentação, água e limpeza. Esta foi a situação flagrada e registrada pelo Movimento Cultural ABRACADABRA no Canil mantido pela Prefeitura Municipal de Brumado, na BA. Os maus-tratos aos animais – crime federal – não param por aí: além da tortura aos vira-latas capturados de forma irregular pela prefeitura, os indefesos animais são ainda sacrificados sem quaisquer critérios pelo órgão municipal responsável. “Uma cidade como Brumado já deveria ter um CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) que faria uma triagem específica para evitar o sacrifício desnecessário dos animais”, afirma a veterinária Ariadna, conhecida na cidade como Lila.

O Movimento Cultural ABRACADABRA, que possui uma ramificação ambiental chamada Preserv, gravou o funcionário do órgão onde fica o canil, informando os responsáveis pela verdadeira tortura aos animais, mas por solicitação do Movimento, os nomes ainda não serão mencionados pois a gravação será primeiro entregue ao Ministério Público.

Abaixo, a carta aberta dos ABRACADABRA – Agentes Brasileiros de Cultura e Arte Democrática Brasileira:



“Assassinatos oficiais!


‘Eu sou a favor dos direitos animais bem como dos direitos humanos. Essa é a proposta de um ser humano integral.’ – Abraham Lincoln (Presidente Americano)


É bom, desde o princípio, sabermos que “A vida é um valor absoluto. Não existe vida menor ou maior, inferior ou superior. Engana-se quem mata ou subjuga um animal por julgá-lo um ser inferior. Diante da consciência que abriga a essência da vida, o crime é o mesmo.” Esta citação da intelectual Olympia Salete retrata bem o engano que muitos comentem ao ver a vida de um animal ser descartada sem nenhuma explicação. E isto é agravado quando o assassinato de animais sadios é planejado e executado pelo próprio poder constituído. A (falta de) políticas públicas ambientais da Prefeitura Municipal de Brumado, que, no marketing oficial da administração veicula diuturnamente nos informes promocionais das páginas dos semanários regionais, nos outdoors espalhados pela Capital do Minério e no programa dito institucional da rádio, pinta Brumado como “o paraíso na terra”, o torrão perfeito para se viver com progresso e qualidade de vida.


Mas, pensemos um instante: uma administração que não respeita o elementar direito de proteção a vida, não tem o mínimo de sensibilidade, pode propagar que é o supremo guardião de seu povo? Se não bastasse a destruição dos canteiros das nossas praças, a derrubada assassina de árvores pela cidade, patrocinada por aqueles que se acham donos do poder e não um instrumento dele, eis que surge um fato ainda mais estarrecedor: pois são nos subterrâneos da administração que a máscara cai e a contradição vem à tona, tornando a realidade triste de se ver até para o coração mais empedernido. A situação caótica, onde os mais elementares direitos à vida são afrontados todos os dias, na maior naturalidade, como se nada de errado tivesse acontecendo é a do Canil Municipal (onde visitação é dificultada pela portaria, por motivos óbvios), localizado ao lado da 34º CIPM, no Setor de Transportes da prefeitura, onde animais famintos e morrendo de sede, ao ver a chegada de um “ser humano” tenta buscar forças sobrenaturais para se levantar, para latir pedindo desesperadamente por socorro e um pouco de água para conseguir chegar até o dia seguinte, sem saber que o seu sacrifício, sem nenhum motivo que o justifique, está próximo. Os animais que tiverem um proprietário e quiserem recuperar o seu bicho de estimação encarcerado em condições – que ferem o código de proteção dos animais e coloca o poder público municipal como réu no código penal por maus tratos – tem que pagar a taxa de R$ 30,00 para ter de volta a liberdade do seu amigo fiel, segundo funcionários da prefeitura, para pagar a estadia de 10 dias (o prazo máximo antes do animal ir para o sacrifício). É o mesmo valor, segundo responsável pelo local, que deve-se pagar aqueles que queiram adotar um dos animais e dar-lhe uma segunda chance. Ora, se os animais ali presos estão magérrimos, famintos e sequer tem direto a saciar a sua sede, antes de receber a injeção letal, vivendo em condições de sujeira absoluta, que fere todos os padrões internacionais de respeito à vida e aos animais, então que despesa é esta que estes seres divinos irracionais estão dando para “onerar’ tanto os cofres públicos? Será que os foguetes gastos na inauguração de uma obra não onera mais o bolso do já espoliado contribuinte? Adotar um animal deste, então, é um processo tão burocrático que faria até São Francisco de Assis desistir, além do pagamento da taxa acima citada.


Por compreender que a preservação e o respeito à vida são condições inegociáveis e que todo tipo de maus tratos tem que ser punido exemplarmente, é que o movimento cultural ABRACADABRA e o Modera estão entrando com um processo junto ao Ministério Público, exigindo melhores tratamentos para os animais que são apreendidos pela prefeitura nas ruas de Brumado e uma política ambiental de respeito a estes animais e, consequentemente, à vida como um todo, para que acontecimentos lamentáveis e degradantes à natureza e a vida, como estes verificados no Canil Municipal de Brumado não voltem a acontecer jamais. Também cavalos igualmente mau tratados passeiam famintos e sedentos pelo local, pastando no meio do lixo.


Segundo informações obtidas por profissionais da área, um município do porte de Brumado já deveria ter um Centro de Controle de Zoonoses, local onde os animais ficam durante dez dias aguardando o dono. Porém não são todos os animais assassinados depois destes dez dias. É feita uma triagem e os animais que estão em condições (não são doentes ou agressivos) são tratados para serem doados. Isso tudo com tratamento adequado, comida e água, ou seja, dignidade e respeito!


Esta luta, sabemos, está só começando; portanto a participação do povo, sociedade organizada, da justiça, das autoridades que fazem jus ao nome, da polícia para fazer cumprir a lei, será de inestimável ajuda para a construção de um mundo melhor, fato que as nossas futuras gerações agradecem.


‘Todos os homens de boa vontade que protegerem os animais terão a benção do meu pai’ – Jesus Cristo

Fonte: Acontece Bahia

.

2 comentários:

  1. Queria fazer um denúncia de maus tratos:aqui no Tomba,na rua Pedro Américo de Brito,próximo a pousada do Tomba,tem uma espécie de pet shop que vende animais,acontece que eles ficam preso no feriadão sem água e comida,durante o dia ficam no sol desprotegidos.No último feriado morreram muitos deles:porquinhos da índia,coelhos,aves de diversos tamanhos.Temo que isso ocorra novamente,pois está chegando o feriado de páscoa.Por favor peço-lhes que venha ver a situação ou contate os orgãos competentes.Desde já,Agradeço!!!

    ResponderExcluir
  2. ola gostaria de fazer uma denuncia muitos moradores que se mudaram para o residencial (minha casa minha vida ) solar das laranjeiras 2 aqui na mangabeira trouxeram seus cachorros mais sem lugar pra colocar os cãos se tratando de apartamentos deixam seus cachorros aqui na rua com maos tratos passando fome tem um que esta de pelagem calasar pulga carrapatos infestado inclusive tem varios cavalos que entra aqui no residencial comendo lixo todos estão com maus tratos gostaria de pedir ajuda e vim aqui agradecido

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...