segunda-feira, 30 de maio de 2011

Cachorro comendo ração de gato... Pode?

Você já ofereceu comida de gato para o seu cachorro? Se a resposta for “sim”, fique atento: segundo os médicos veterinários, é comum os cães começarem a se interessar pela ração dos bichanos pela maior variedade de sabores, mas fazer este tipo de troca não é nada bom para a saúde dos pets.

“Os produtos alimentícios feitos para gatos têm mais gordura em sua composição, o que pode causar uma sobrecarga no sistema digestivo dos cães”, comenta Yolanda Eisenbach, médica veterinária especializada em patologia clínica do Hospital Veterinário Prontovet.

Ela explica que os cachorros que comem ração de gato também tendem a ganhar peso rapidamente e, se a oferta for exagerada, o animal pode ficar obeso e aumentar suas chances de ter doenças como diabete e problemas cardiovasculares.

O alerta serve para todos os tipos de “comidinhas” vendidas especialmente para os bichanos, como rações secas, misturas pastosas e petiscos. “Cada produto é feito para atender às necessidades nutricionais de cada espécie. As rações de cachorro, por exemplo, têm uma série de nutrientes adequados para animais que são ativos. Como os gatos são mais sedentários, a ração do cão pode render casos de convulsão e até doenças neurológicas”, alerta Denise de Oliveira, médica veterinária do Hospital Veterinário Clinivet.

No caso dos cachorros, a dica, segundo Denise, é escolher a ração de maneira que ela seja atrativa para o pet. “Tente variar os sabores, identificar o que seu cão gosta e procurar por marcas que ofereçam rações mais palatáveis”, recomenda.

30/05/2011

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...