quinta-feira, 17 de março de 2011

Os gatos preferem socializar com mulheres


Áustria - 03/03/2011

Este é, pelo menos, o resultado de um estudo que em breve será detalhadamente publicado no Behavioural Processes, mas que foi recentemente apresentado pela Discovery News.

Este trabalho, liderado por Kurt Kotrschal, foi realizado por investigadores do Konrad Lorenz Researc Station e da Universidade de Viena, tendo por base uma amostra de 41 gatos e seus donos. As conclusões a que chegaram são interessantes e podem alterar a forma como algumas pessoas pensam sobre os gatos e sobre a sua forma de agir.
Para realizar o estudo, os investigadores gravaram em vídeo o comportamento dos gatos interagindo com os seus donos durante longos períodos e em momentos diferentes. Os filmes foram depois visualizados e intensamente dissecados, para se poderem assim tirar conclusões sobre o comportamento característico destes felinos e sobre a forma de se relacionarem socialmente.

Uma das conclusões tiradas numa primeira fase do estudo é de que os gatos se relacionam mais com as mulheres, não por estas normalmente os alimentarem, mas porque vêem nelas um parceiro social mais interessante, como vêem por exemplo noutros animais da mesma espécie, independentemente de serem machos ou fêmeas. No entanto, as relações que estabelecem com os homens também são de grande lealdade.


Outra conclusão interessante é que os laços que os gatos estabelecem com os donos são mais intensos do que alguns julgavam, e quem tem gatos não precisa necessariamente deste estudo para saber isso. Não há apenas uma relação de interesse directa, comida por afecto, mas mais que isso, afecto por afecto, social por social. Talvez se dêem mais com o género feminino porque as mulheres, em geral, tendem a interagir mais com os seus animais do que os homens.


Um dos itens observados durante a observação dos vídeos foi o hábito que os gatos têm para saltar para o colo dos donos. Essa tendência foi mais evidente quando os donos eram mulheres do que quando os donos eram homens, pois embora também se verifique com donos do género masculino, acontece com menor frequência.


Também foi possível observar como o comportamento dos gatos influencia o comportamento social de outros gatos, quando estão juntos. Segundo o estudo, os gatos observam detalhadamente o comportamento dos outros da mesma espécie e depois tendem a repetir os movimentos e comportamentos observados anteriormente.

Fonte: http://bicharada.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...