quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Plantas, Medicamentos e Alimentos Tóxicos para Cães e Gatos




Não é a toa que os veterinários incentivam tanto que os cães e gatos sejam alimentados apenas com ração, que tenham cuidado com plantas ornamentais e que os donos não os mediquem por conta própria. Às vezes um alimento bobo ou um remédio do nosso cotidiano pode fazer muito mal aos bichinhos.

As plantas tóxicas mais comuns encontradas nas casas são: comigo-ninguém-pode, espada de são Jorge, azaléia, copo de leite, costela de adão, bico de papagaio, hortênsia e mamona. Procure deixar essas plantas fora do alcance dos seus animais, principalmente filhotes, que são como crianças, comem tudo que encontram pela frente.

Gatos têm o costume de comer algumas plantas para ajudar na "limpeza" do acúmulo de bolas de pelo. Eles comem principalmente grama e muitas vezes vomitam depois. Se você mora em apartamento ou não tem grama em casa, são vendidas sementinhas de uma grama específica que os gatos adoram. Você planta em um vaso e eles adoram comer. Essa espécie de "mato" ajuda na eliminação de bolas de pelo, muito importante para os gatos. Cães comem grama também, principalmente se estão com alguma indisposição gástrica. Grama não faz mal a eles.

Existem muitos alimentos potencialmente tóxicos, principalmente se forem ingeridos em grande quantidade e se o cão for pequeno. Por isso, EVITE DAR ALIMENTOS, SOMENTE RAÇÃO!

Os alimentos tóxicos mais comuns para cães e gatos são: chocolate (sim, nosso fiel amigo chocolate, faz mal ao nosso fiel amigo cão); cebola, mesmo em pequenas quantidades, pode causar uma espécie de anemia; batatas, inhame, mandioquinha crus podem causar problemas no sistema nervoso e gastrointestinal; linhaça crua; doces; frituras; alho; chá; café; brotos, batata germinada e folhas de batata; uva e uva passa, entre outros.

Um alimento que não é tóxico, mas pode causar uma série de problemas, como ruptura de esôfago/estômago/intestino, além de constipação severa, são ossos. Seja de porco, galinha, vaca, enfim, não dê.

Gatos são, sem dúvida, muito mais susceptíveis a intoxicações do que os cães. Portanto, cuidado redobrado com remédios que são dados a eles.
A mais comum causa de intoxicação medicamentosa em gatos é o acetaminofen, o nosso conhecido Tylenol, um único comprimido pode ser fatal, causando anemia hemolítica. Outros: Benzocaína, exaclorofeno, carbaril, azul de metileno, aspirina.
Alguns desses medicamentos são pulicidas e carrapaticidas, portanto leia bem a embalagem e consulte um veterinário e veja se o produto é indicado para gatos ou apenas cães. Alguns antibióticos, anestésicos e anticonvulsivantes só devem ser dados sob supervisão de um médico veterinário, incluindo diazepan, morfina, além de alguns anti-inflamatórios.

Remédios tóxicos para cães e gatos:
- Amitraz (o popular Triatox) e mesmo o Butox são carrapaticidas/sarnicidas potencialmente tóxicos.
- Nunca dê diclofenaco sódico e de potássio (Cataflan e Voltaren), pois causam gastrite severa em cães.
- Ivermectina, carrapaticida e sarnicida.
- Pyridium, anti-inflamatório da via urinária.

Existem várias outras substâncias que devem ser administradas com cautela. Por isso, consulte sempre seu veterinário de confiança antes de dar qualquer remédio ao seu animal.

Fonte: http://raquelvet.blogspot.com/2011/01/plantas-medicamentos-e-alimentos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...